Pesquisar

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento. Eles são classificados de acordo com o pigmento que possuem, sendo chamados de cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.


Postado por Natália de Maman

terça-feira, 28 de abril de 2015

Citosol é o meio interno celular que preenche o espaço entre as organelas e núcleo. É um meio liquido/gelatinoso. Composto por: água, sais e macromoléculas diversas.


Imagem da internet

quinta-feira, 23 de abril de 2015



Aqui e possível verificar a estrutura do núcleo,este composto por :

1 => Membrana Nuclear 

2 =>Lâmina Nuclear

3 => Poros 

4 => Nucléolo (RNA)

5 => Cromatina (DNA)

6 => Filamentos Intermediários 

                                                                           7 => Retículo Endoplasmático 

                                                                           8 => Meio gelatinoso

Como já vimos em aula estes são os componentes do núcleos e tudo isso serve pra proteger o material genético e estabelecer uma ligação ´´segura ´´ por assim dizer do RNA com o meio celular pra estabelecer a comunicação com o meio celular para por em ´´ordem´´ a célula.




















quinta-feira, 16 de abril de 2015

Mitocôndria

As principais organelas celulares são as mitocôndrias. São responsáveis pela respiração e energização celular (ATP). Originam-se da reprodução de outra mitocôndria.
Encontram-se nas células eucariontes, e em maior número onde a busca por energia for maior.
As mitocôndrias são compostas por duas membranas fosfolipídicas, uma externa (lisa) formando a matriz mitocondrial e outra interna (pregas), formando assim as cristas mitocondriais.Essas membranas são constituídas por proteínas, ribossomos, e os ácidos nucleicos, DNA e RNA, que são responsáveis pela respiração celular.
Visão microscópica da Mitocôndria.
Estrutura da Mitocôndria 

quinta-feira, 9 de abril de 2015


A bicamada
lipídica é uma estrutura formada pelo acoplamento de distintos lípidos anfipáticos, ou seja, que têm uma extremidade ("cabeça") hidrófila (pólo lipófobo) e uma "cauda" lipófila (pólo hidrófobo), que quando se encontram em um meio aquoso se orientam espacialmente, de tal maneira que as cabeças hidrofílicas se orientam até o exterior (até o meio aquoso) e as caudas hidrófobas se dirigem ao interior, formando uma região lipófila.

As duplas capas lipídicas são o fundamento de todas as membranas biológicas e sua estrutura se ajusta ao modelo de mosaico fluido de Singer e Nicholson (1972).

Nos lípidos presentes nas membranas biológicas, a cabeça hidrofílica procede de um destes três grupos: Glucolípidos, cujas "cabeças" contém um oligossacarídeo de 1 a 15 monossacarídeos.

Fosfolípidos, cujas cabeças contém um grupo carregado positivamente que se enlaça à cauda por um grupo fosfato carregado negativamente.Esteróides, cujas cabeças contém um anel esteróide planar, por exemplo, o colesterol, exclusivo dos animais.

segunda-feira, 6 de abril de 2015


Na figura observamos a bicamada lipídica que é encharcada com proteínas. Também podemos ver os carboidratos que podem estar ligados aos lipídeos ou as proteínas.