Pesquisar

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Complexo de Golgi

Complexo de Golgi 

O Complexo de Golgi está presente em praticamente todas as células eucarióticas. Esta organela localiza-se entre o Retículo Endoplasmático e a Membrana Plasmática.
Consiste em bolsas membranosas achatadas, empilhadas. Essas bolsas recebem proteínas ribossômicas na forma de vesícula, originadas no retículo endoplasmático rugoso. As vesículas passam por transformações e por diversos processos e logo após são enviadas para vários lugares da célula.
O aparelho de Golgi está muito presente em células especializadas para secreção de substâncias hormonais, principalmente em células de órgãos como o Pâncreas, Hipófise, Tireoide. 
Essa secreção envia as substâncias para o meio extracelular. A secreção pode ser constitutiva (substância produzida e secretada continuamente) ou regulada (a substância produzida fica armazenada só e secretada a partir de estímulo).
As funções do Complexo de Golgi seriam: atuar como centro de transformação, empacotamento, armazenamento e remessa de substâncias na célula.
É responsável também pela formação das paredes celulares das células vegetais, produção de lisossomos, pela formação da "cabeça" do espermatozoide (acrossomo), formação de glicoproteínas, ajuda na biogênese da membrana celular.


Foto Complexo de Golgi


segunda-feira, 25 de maio de 2015

O RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO liso e retículo endoplasmático rugoso são um único retículo, o conteúdo é interligado.

No RER contém ribossomos, ao contrário do REL que não contém.

Funções do RER e REL:

  • Biogênese de membranas celulares (lipídos e proteínas de membranas)
  • Formação de glicoproteínas (adiciona carboidratos nas proteínas que precisam)
Biogênese = geração/produção de estruturas biológicas.
Função do RER:

  • Auxilio de síntese, dobramento e processamento de proteínas.
RER faz o transporte de proteínas produzidas nos ribossomos, para várias partes da célula.
Para as proteínas que entram no RER, o destino pode ser: complexo de golgi, lisossomos, endossomos, secreção e membrana plasmática.

Função do REL:

  • Controle de homeostase de CA2+
  • Síntese de lípidos: triglicerídios, colesterol, hormônios. 
As funções dos PEROXISSOMOS são: desintoxicação da célula; oxidação de lipídios (gerando Acetil:COA); Funções apenas dos vegetais: auxilia cloroplastos no processo de fixação de carbonos; conversão de lipídios em carboidratos 

Reprodução dos peroxissomos é por divisão binária e o tempo médio de vida é de 5 a 6 dias, apenas.

Nos peroxissomos encontramos grandes quantidades de enzimas catalase. A catalase converte o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em água e gás oxigênio. A água oxigenada se forma normalmente durante a degradação de gordura, porém em grande quantidade pode ser prejudicial à célula, 


sexta-feira, 22 de maio de 2015

Os ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso.

Os ribossomos estão presentes tanto em células procarióticas quanto em células eucarióticas. É composto por diversas proteínas e RNAr. Os ribossomos são ricos em ácido ribonucleico.

Quando atuam no processo de síntese celular, os ribossomos ficam juntos ao filamento de RNA, formando os polissomos.

Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma. Os ribossomos atuam também na síntese das cadeias polipeptídicas.
.




POSTADO POR NATÁLIA DE MAMAM