Pesquisar

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Complexo de Golgi

Complexo de Golgi 

O Complexo de Golgi está presente em praticamente todas as células eucarióticas. Esta organela localiza-se entre o Retículo Endoplasmático e a Membrana Plasmática.
Consiste em bolsas membranosas achatadas, empilhadas. Essas bolsas recebem proteínas ribossômicas na forma de vesícula, originadas no retículo endoplasmático rugoso. As vesículas passam por transformações e por diversos processos e logo após são enviadas para vários lugares da célula.
O aparelho de Golgi está muito presente em células especializadas para secreção de substâncias hormonais, principalmente em células de órgãos como o Pâncreas, Hipófise, Tireoide. 
Essa secreção envia as substâncias para o meio extracelular. A secreção pode ser constitutiva (substância produzida e secretada continuamente) ou regulada (a substância produzida fica armazenada só e secretada a partir de estímulo).
As funções do Complexo de Golgi seriam: atuar como centro de transformação, empacotamento, armazenamento e remessa de substâncias na célula.
É responsável também pela formação das paredes celulares das células vegetais, produção de lisossomos, pela formação da "cabeça" do espermatozoide (acrossomo), formação de glicoproteínas, ajuda na biogênese da membrana celular.


Foto Complexo de Golgi


Nenhum comentário:

Postar um comentário