Complexo de Golgi
O Complexo de Golgi está presente em praticamente todas as células eucarióticas. Esta organela localiza-se entre o Retículo Endoplasmático e a Membrana Plasmática.
Consiste em bolsas membranosas achatadas, empilhadas. Essas bolsas recebem proteínas ribossômicas na forma de vesícula, originadas no retículo endoplasmático rugoso. As vesículas passam por transformações e por diversos processos e logo após são enviadas para vários lugares da célula.
O aparelho de Golgi está muito presente em células especializadas para secreção de substâncias hormonais, principalmente em células de órgãos como o Pâncreas, Hipófise, Tireoide.
Essa secreção envia as substâncias para o meio extracelular. A secreção pode ser constitutiva (substância produzida e secretada continuamente) ou regulada (a substância produzida fica armazenada só e secretada a partir de estímulo).
As funções do Complexo de Golgi seriam: atuar como centro de transformação, empacotamento, armazenamento e remessa de substâncias na célula.
É responsável também pela formação das paredes celulares das células vegetais, produção de lisossomos, pela formação da "cabeça" do espermatozoide (acrossomo), formação de glicoproteínas, ajuda na biogênese da membrana celular.
![]() |
Foto Complexo de Golgi |
Nenhum comentário:
Postar um comentário