Filamentos intermediários compreendem uma rede de fibras estendida por todo o citoplasmas, do núcleo até a membrana plasmática (em alguns tecidos é preciso que as células fiquem próximas, então, com o auxilio de estruturas especializadas na adesão célula-célula, é permitido que os filamentos passem e interliguem as células).
Funções: força mecânica as células, dando resistência ao estiramento; manutenção da forma celular.
Microtúbulos são tubos proteicos longos e rígidos que podem ser montados e desmontados em diferentes locais do citoplasma a partir de um núcleo organizador. São formados inicialmente por alfa e beta tubulina (proteínas tubulares) unidos.
Microtúbulos Citoplasmáticos: atuam na organização interna das células; atuam no transporte de organelas, macromoléculas e vesículas com auxilio de proteínas motoras (proteínas que se ligam a microtúbulos ou filamentos de actina e usam energia ATP para transportar moléculas sobre estes filamentos).
São formados inicialmente no centrossomo.
Centrossomos são formados de centríolos (par de pequenos microtúbulos) e proteínas reguladoras. Cada célula possui apenas um centrossomo.
Microtúbulos Mitóticos: auxiliam na divisão celular.
Também são formados a partir do centrossomo, que é duplicado durante a divisão celular para auxiliar na separação dos cromossomos.
Microtúbulos Centriolares: Atuam na formação de microtúbulos citoplasmáticos, quando presentes no centrossomo; e quando presentes nos corpúsculos basais (região organizadora no interior da célula; a estrutura destes é semelhante à de um centríolo).
Microtúbulos Ciliares: Atuam na formação do eixo de cílios e flagelos, que são estruturas relacionadas com a movimentação/deslocamento, que nascem em um corpúsculo basal.
Filamentos de Actina: Podem ser encontradas em feixes ou redes. São bastante flexíveis. Podem ser: Corticais > localizadas abaixo da membrana plasmática ou Transcelulares > atravessam o citoplasma em todas as direções.
São formados por Actina-G (proteína globular), podendo perder (extremidade que perde subunidades é chamada de "-") ou ganhar (extremidade que ganha subunidades é chamada de "+") subunidades de Actina-G, assim, aumentando ou diminuindo de tamanho.
A junção de três Actina-G formam os filamentos que são chamados de Actina-F.
Função: movimentos celulares (exemplo: movimento ameboide); filamentos de actina se associam com prteínas motoras para produzir movimentos celular como a contração celular; auxiliam na manutenção do formato celular (formação do cinturão de adesão nas células epiteliais proporcionando comunicação entre as células).
Nenhum comentário:
Postar um comentário